Órgão consultivo do Presidente da República informado sobre situação da seca e danos sísmicos do País
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, presidiu esta quinta-feira [06 de Fevereiro de 2025], na Sala de Reuniões dos Órgãos de Apoio, a 10ª Sessão Ordinária do Conselho Nacional de Águas (CNA), que, entre outros assuntos, foi informado sobre a Reabilitação do Sistema de Abastecimento de Água do Centro de Distribuição do Morro Bento.
Outro tema analisado durante a reunião foi a Situação Climática Sazonal, Previsão Metereológica e Monitoramento Sísmico. Os membros da comissão puderam tomar conhecimento do balanço da época chuvosa 2023/2024, e que os padrões de grande escala observados na época 2023/2024 (El Ninõ e Aquecimento do Atlântico) não se prevêem para a época chuvosa 2024/2025.
Os membros do Conselho foram igualmente informados sobre a situação da seca e dos dados sísmicos no País, com destaque para a seca em algumas províncias do País registados em 2024 e dos esforços para reverter o quadro actual.
No âmbito do combate ao garimpo de água, foi aprovada recentemente a Lei 13/24 de 29 de Agosto, Sobre os Crimes de Vandalismo de Bens e Serviços Públicos, que vem reforçar os esforços para travar esta prática.
Informações sobre a reabilitação do Sistema de Abastecimento de Água do Centro de Distribuição do Morro Bento foram igualmente apresentadas aos membros do Conselho. Com a referida reabilitação, serão beneficiados as zonas do Futungo 2, Cawelele, Morro Bento I, Morro Bento II, Inorade, Bairro Imbondeiro, Gamek à Direita, Hospital Pedalé, Morro da Luz Huambo, e Costa do Sol. A conclusão das obras de reabilitação, incluindo a pavimentação das ruas, está prevista para Maio do corrente ano.
Os membros do Conselho foram ainda informados sobre o Sistema de Abastecimento de Água às Populações de Caxarandanda, e sobre a construção da estrada da Muxima para a Comuna de Caxarandanda. Esta última propõe-se viabilizar um melhor apoio e facilitar a circulação de pessoas e bens para aquela comunidade.