Fórum Nacional de Educação e Ensino Superior assinala os 50 anos da Independência Nacional
O Executivo angolano trabalha afincadamente em prol da educação inclusiva, como demonstra a realização do Primeiro Fórum Nacional da Educação e Ensino Superior, destinado, entre outros objectivos, à recolha de opiniões de especialistas, parceiros sociais e dirigentes do Sistema de Educação e Ensino, de forma a reavaliar as políticas educativas e delinear novas estratégias para melhorar a educação em Angola.
Aberto pela Ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, o referido fórum, realizado nos dias 20 e 21 de Fevereiro, sob o lema “Quem sabe ensina e quem não sabe aprende”, no âmbito da reflexão sobre os 50 anos da Independência Nacional, destacou o progresso do ensino superior, que conta actualmente com cerca de 345 mil estudantes matriculados em 105 instituições.
Dados apresentados no fórum indicam que nos últimos cinco anos foram graduados 92.013 estudantes em diversas áreas para responder às exigências do mercado de trabalho. Já o corpo docente das instituições de ensino superior é composto por 11,5 por cento de doutores e 37 por cento de mestres, factor essencial para assegurar a qualidade da formação académica e profissional.
A necessidade de qualificação dos professores, a transição da formação de docentes do nível médio para o superior, reformas curriculares, revisão de metodologias de ensino e novos desafios para a gestão educacional, aliado a expansão da formação profissional para jovens e adultos são desafios identificados pelos participantes do fórum, para além do fomento do empreendedorismo e a autonomia no mercado de trabalho.
Apesar dos desafios, têm sido registados avanços significativos na democratização do acesso ao ensino, na qualificação de docentes e na infraestrutura educacional. A implementação, em 2024, da avaliação externa dos cursos de Medicina, Ciências da Saúde e Ciências da Educação, com base em padrões e indicadores confiáveis, processo que será alargado a outras formações académicas, destaca-se igualmente entre os ganhos do sector.
O Fórum Nacional de Educação e Ensino Superior reflectiu a importância atribuída pelo Executivo ao Sector da Educação, em alinhamento com as prioridades do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN)2023-2027, em que se destaca a expansão da educação pré-escolar, o aumento da rede de escolas do Ensino Primário e Secundário, a ampliação da educação digital e a promoção da literacia digital.
Entre os temas abordados, estão a formação de professores, a qualidade da educação, a equidade de género, o papel do ensino superior na economia e a inovação tecnologica. A expectativa é que o evento gere um quadro de acções concretas para elevar os níveis de ensino compatíveis com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS).