Executivo inicia pagamento de bolsas de estudo do PAT II

Um total de 27311 alunos será contemplado na primeira fase de expansão do programa de bolsas de estudo

O Executivo angolano está determinado em aumentar a taxa de conclusão do primeiro ciclo do ensino secundário e do primeiro e segundo ano de educação de jovens adultos (EJA), na perspectiva de melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem e combater o abandono escolar.

Para alcançar este fim, através do Ministério da Educação, o Executivo está a implementar o Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT II), que, entre outras intervenções, tem o programa de bolsas de estudo para todos os alunos matriculados no primeiro ciclo do ensino secundário e do EJA, das escolas públicas e público-privadas.

No âmbito do PAT II, a Ministra da Educação, Luísa Grilo, acompanhada do Governador do Icolo e Bengo, Auzilio Jacob, e da representante do Banco Mundial, Natacha Falcão, presidiu na segunda-feira [24.02.2025], no complexo escolar 5012, Município do Calumbo, Província do Icolo e Bengo, a cerimónia de abertura da primeira fase de expansão do programa de bolsas de estudo (VAPAME).

A cerimónia deu início ao pagamento de bolsas de estudo a 27 mil 311 beneficiários, que está a ser feito por etapas. Na primeira, que decorre de 24 de Fevereiro a 14 de Março do corrente ano, estão a ser contemplados os beneficiários da fase piloto e da primeira fase de expansão do PAT II nas províncias de Luanda, Bengo, Icolo e Bengo e Huíla.

O PAT II dá uma atenção especial as raparigas e tem como objectivo apoiar, com um incentivo financeiro, para se matricularem e concluírem este ciclo de ensino. Por essa razão, o programa de bolsa prevê a entrega de 35 mil kzs anuais e mais 35 mil kzs para as meninas. Implementado de forma gradual em todo país, o programa prevê atingir aproximadamente 900 bolsas no primeiro ciclo do ensino secundário e 1° e 2° ano do EJA, como forma de aumentar a taxa de retenção e conclusão das raparigas e rapazes neste nível de ensino.

Além de dar atenção especial às raparigas, o programa também a criar oportunidades aos alunos dos institutos médios técnicos, contribuindo significativamente para que adquiram conhecimentos e habilidades essenciais.

Previous Executivo trabalha em prol da educação inclusiva

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2025 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados